quarta-feira, 14 de julho de 2010

Receitas que não dão certo!



Não sei se vocês são como eu, mas confesso que adoro programas culinários! Nigella (visivelmente acima do peso, mas ainda assim linda!) e Jamie Oliver estão entre meus preferidos. Mas assisto também aos programas "Cozinha Caseira" e "Homem Gourmet" no canal Fox Life.


Gosto de aprender receitas novas, não óbvias, receitas que me apresentem sabores surpreendentes - e estes programas muitas vezes dão conta do recado!





No entanto, nem sempre tudo dá certo e me sinto extremamente frustrada quando, depois de comprar os ingredientes e me dedicar na cozinha, seguindo fielmente a receita, o resultado não se parece nada com aquele apresentado na TV.

Devo dizer que os programas ingleses - Nigella e Oliver - são mais confiáveis, já que nunca me decepcionei com uma receita destes dois. Sempre dá certo, e quando não dá, a culpa é do ingrediente, como no caso que vou contar a seguir:

Ofereci um jantar para alguns amigos no último sábado, 10/07 (aniversário do meu querido filho Pedro). Como as temperaturas já estavam um pouco mais baixas, servi um ragu de carne com polenta mole. Ficou muito bom. O problema apareceu na sobremesa...

Para não arriscar muito, já que seria a primeira vez que eu faria o prato principal, resolvi fazer uma sobremesa que faço sempre e que já é um sucesso consagrado - cheesecake com goiabada (vou deixar esta receita no final deste post). Aprendi esta receita no livro da Nigella e adaptei - o doce inglês não incluia a goiabada, obviamente, mas achei que seria uma boa substituição, como de fato foi.

Muito bem, fui comprar os ingredientes. Como já disse, esta sobremesa é minha antiga conhecida, um prato sem qualquer risco. Naquele dia, no entanto, não encontrei no supermercado o cream cheese Philadelphia - marca que sempre compro. Achei que não haveria problema em substituir o produto por outro semelhante mas de marca diferente: comprei o cream cheese Danúbio! Pois é, errei aí!

Fiz a sobremesa como sempre, seguindo todos os passos e terminei colocando a forma na geladeira - o cheesecake só seria desenformado 4 horas depois, quando já estivesse firme.

Comecei a trabalhar nos outros pratos - mais complicados e com os quais não estava tão familiarizada - e não pensei mais no cheesecake...

Um pouco antes dos meus convidados chegarem, decidi terminar a preparação da sobremesa: os últimos passos incluem tirar o doce da forma e cobri-lo com a goiabada mole... Para minha surpresa, no entanto, era o cheesecake que estava mole, mole. Já fazia umas 6 horas desde sua preparação - tempo mais do que suficiente para mudar sua consistência.

E foi isso o que aconteceu: fiquei sem sobremesa para o jantar porque não teve jeito do cheesecake firmar. Só encontro explicação na marca do cream cheese - para falar a verdade eu já tinha achado o Danúbio um pouco mais mole que o Philadelphia durante o preparo da receita, mas não pensei que esta diferença fosse ter um impacto tão grande no resultado final. Uma pena...


De qualquer maneira, deixo aqui a receita deste cheesecake delicioso para quem quiser. Vale a pena - é fácil e sempre rende aplausos. Aguardo notícias daqueles que se aventurarem...

Ah, antes de terminar: a Cida, querida amiga que trabalha aqui em casa, adora este cheesecake e não se fez de rogada...comeu tudo, mole mesmo - afinal, a consistência não era aquela, mas o gosto estava muito bom!

Cheesecake de Goiabada
(12 fatias)

Para a massa:

200 gr biscoito doce (maisena, leite)
100 gr manteiga amolecida

- triturar os biscoitos até virarem uma "farofa". Acrescentar a manteiga e misturar até virar uma massa compacta. Pressione essa mistura no fundo de uma forma com fundo removível.

Cheesecake:

600gr de cream cheese Philadelphia
120 gr de açúcar
2 colheres (chá) de essência de baunilha
1 colher (chá) suco de limão siciliano
500 ml de creme de leite fresco
1 vidro grande de goiabada mole ou em pasta

Bata juntos o cream cheese, o açúcar, a essência de baunilha e o limão, até a mistura ficar cremosa. Bata, separadamente, o creme de leite até que fique em ponto de chantilly e junte-o à mistura de cream cheese. Espalhe o creme final sobre a base de biscoitos e alise com uma espátula. Deixe na geladeira por, pelo menos 3 horas. Quando for servir, desenforme o cheesecake e espalhe a goiabada por cima. Fica uma delícia!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário