quinta-feira, 22 de julho de 2010

Que cheiro é esse?


História verídica ocorrida nos Estados Unidos: uma mulher estava tentando vender sua casa há um ano, sem sucesso, até que resolveu trocar de corretor de imóveis. O novo corretor fez então uma pequena exigência à dona da casa:

- Toda vez que eu trouxer um cliente interessado em visitar sua casa, vou pedir que você asse uma fornada de biscoitos (os deliciosos cookies americanos).

A mulher não entendeu a razão daquele pedido, mas deseperada para vender a casa, concordou.

Já na primeira visita, o corretor ligou para a mulher para lembrá-la de assar os cookies alguns minutos antes de sua chegada ao imóvel com o potencial comprador. E assim foi feito.
 
Sabem o que aconteceu? Pois bem, este primeiro interessado fechou negócio e a casa foi vendida já na primeira investida do novo corretor. Por que? Porque este profissional sabia o quanto somos influenciados (e induzidos até) pelos nossos 5 sentidos. Aquela casa tinha sempre sido considerada um imóvel à venda, assim, os compradores que a visitavam no passado, examinavam a propriedade com muito critério e minúcia - pintura, vazamentos, encanamento, etc. Já o novo corretor pediu àquela mulher que enchesse a casa com cheiro de biscoitos assados, fazendo com que a casa deixasse de ser apenas um imóvel e se tornasse um LAR à venda. Sim, um lar onde se assam biscoitos - aquele cheirinho de doce vindo da cozinha evoca uma série de lembranças e idéias: um lar feliz, onde a harmonia reina e onde todos são felizes. Quem não quer uma vida assim?
 
Pois bem, o tal comprador queria e comprou a casa, influenciado pelo "perfume de lar feliz" e pela expectativa de ter ele mesmo conseguido um lar para si.


Por isso, profissional de marketing, valorize todas as dimensões de seu produto - cheiro, textura, cor, som, gosto.

(A propósito, a casa estava em boas condições, não pense ninguém aqui que o comprador foi ludibriado ou coisa assim!).
 
É isso. Legal, né?

Nenhum comentário:

Postar um comentário